/ Noticias Do Brasil e Do Mundo: Famílias de São José relatam drama de viver em áreas de risco

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Famílias de São José relatam drama de viver em áreas de risco

A chuva continua a preocupar moradores de áreas de risco em São José dos Campos. Nesta sexta-feira (14) as atenções da Defesa Civil foram voltadas para a zona norte da cidade, onde o Rio Buquira está dois metros acima do nível normal.

Após a tragédia no Rio Comprido, os esforços agora são direcionados para a limpeza e prevenção. Em São José há outros endereços que estão em área de risco.

O pedreiro Antonio de Almeida mora do bairro dos Freitas. Assustado com as notícias dos recentes deslizamentos na cidade, pediu uma avaliação de parte do terreno que caiu na última noite.

A insegurança por morar em regiões críticas é um sentimento compartilhado por cerca de 400 famílias da cidade, em 16 bairros diferentes.

Para evitar mais desmoronamentos como o da Vila Dirce, onde por sorte ninguém estava em casa, equipes da Defesa Civil percorreram os pontos mais graves.

O coordenador da Defesa Civil, José Bendito da Silva, afirmou que todas as áreas da cidade estão sendo monitoradas, tanto as que têm possibilidade de inundação quanto as com possibilidade de desmoronamento.

Os rios que cortam o município também estão sendo monitorados. O rio Buquira já está dois metros acima do normal e chegou na primeira rua do bairro. O Paraíba do Sul também já está cima do nível normal.